Comitês

Outros Comitês



1 – Objetivos gerais dos Comitês

Comitês de assuntos internacionais da SBCPD


-Dar suporte ao Presidente da SBCPD ou outros membros da Diretoria da SBCPD em responder pedidos, e-mails e cartas recebidas de cientistas e técnicos da Ciência das Plantas Daninhas de outros países, especialmente aqueles da America Latina que participam de nossos congressos e de países em desenvolvimento como a África.

-Estimular que pessoas envolvidas com a Ciência das Plantas Daninhas de outros países tornem-se membros da SBCPD.

-Manter uma relação estreita entre a SBCPD e a IWSS

- Informar sobre Congressos e eventos importantes existentes em outros países sobre a Ciência das Plantas Daninhas

-Alertar o Presidente da SBCPD sobre convites que  devem ser feitos para sociedades internacionais nas ações  da SBCPD, ou cartas de agradecimento, congratulações que a SBCPD deveria  fazer.

- Auxiliar nos programas de bom relacionamento com visitantes pesquisadores estrangeiros da Área da Ciência das Plantas Daninhas, que visitam o Brasil ou participam dos Congressos da SBCPD como convidados.

Comitê de aspectos regulatórios de agrotóxicos
-Manter a SBCPD informada sobre as Instruções Normativas (IN) de registros de Agrotóxicos no MAPA.

- Dar suporte para a Diretoria e divulgar no site da SBCPD as INs, ou direcionar o internauta nos sites com endereços eletrônicos destas INs.

-Auxiliar na elaboração de documentos de justificativa dos pedidos dos membros da SBCPD sobre modificações dos assuntos relativos a estas INs, e outros assuntos regulatórios dos Agrotóxicos no Brasil.

 

 

Comitê de publicação de livros da SBCPD


-Sugerir temas para a Diretoria da SBCPD de livros e publicações a ser editada pela SBCPD.

-Coordenar a edição de livro textos  e práticos de temas da Ciência das Plantas Daninhas.

-Identificar colaboradores para escrever capítulos dos livros.

-Todas as ações devem ser aprovadas pela Diretoria da SBCPD.

 

 

Comitê de terminologia


-Padronizar e coordenar a terminologia em Ciência das Plantas Daninhas, incluindo nomes de herbicidas, adjuvantes, nomes de plantas, abreviações e definições de termos da Cência de Plantas Daninhas.

-Incentivar uniformidade e coerência na nomenclatura de herbicidas usando as diretrizes da American National StandardsInstitute, Inc. (ANSI) ou outra que julgar mais conveniente.

-Fazer uma lista de nomes comuns de herbicidas a ser usado no Brasil

-Assessorar os editores das revistas Planta Daninha e RBH para listar no final da revista a lista de nomes de herbicida aprovadas pela SBCPD

 

 

Comitê de plantas invasoras e nocivas em ambientes naturais

 

-Rever e informar a legislação Federal do Brasil e de outros países relacionada com plantas invasoras em ambientes naturais.

-Fazer recomendações e sugestões relativas a mudanças na legislação federal brasileira sobre este assunto.

-Servir de suporte da Diretoria da SBCPD para assuntos relacionados a plantas invasoras junto ao MAPA e outros órgãosoficiais que tratam do assunto ou sociedade em geral.

 

 

Comitê de afiliação de membros corporativos


-Assessorar a SBCPD no desenvolvimento de um programa de estímulo a adesão de membros corporativos na SBCPD, principalmente durante os anos inter-congressos.

-Sugerir ações para a Diretoria da SBCPD que possam estimular o aumento do quadro social de membros corporativos da SBCPD.

-Fazer um levantamento de quais são as empresas que tem potencial para serem membros corporativos da SBCPD e assessor a Diretoria da SBCPD no contato com estas empresas.

-Ajudar a Diretoria da  SBCPD em manter um contato adequado em um bom relacionamento com os sócios corporativos e a SBCPD.

 

 

Comitê de “Minor Crops” da SBCPD


-Assistir e coordenar esforços entre as agências públicas e privadas para estabelecer testes de tolerância a herbicidas e ajudar na viabilização de registro de produtos para culturas de menor área de abrangência, e sem interesse pelas empresas em registrar seus produtos.
-Estimular os órgãos legisladores a criar mecanismos de facilitação de registro de herbicidas para “minor Crops”.
-Solicitar suporte de várias agências para ajudar no registro de herbicidas para culturas de menor expressão econômica no país.

 

Comitê de Relacionamento com outras Sociedades Científicas
 

-Desenvolver um relacionamento mais próximo entre a SBCPD e as sociedades internacionais da Ciência das Plantas Daninhas, tais como ALAM, WSSA, EWRC, IWSS e outras sociedades de países da America Latina, USA e demais regiões do mundo.
-Desenvolver um relacionamento mais próximo entre a SBCPD e as sociedades nacionais e internacionais de áreas correlatas a Ciência das Plantas -Daninhas, como Sociedades Brasileiras de Entomologia, Fitopatologia, Nematologia, Ciência do Solo, etc.
-Participar, quando possível, de eventos nacionais e internacionais, desde que consiga seus próprios recursos, ou por interesse da SBCPD, e servir de relações públicas da SBCPD. ü Ser responsável por divulgar os eventos da SBCPD em outros países
-Escrever comunicações a ser colocada no site da SBCPD informando sobre assuntos relevantes que foram tratados nos eventos internacionais de plantas daninhas, e que sejam de interesse da SBCPD.
-Informar a SBCPD as datas dos eventos internacionais.
 



2 – Composição dos Comitês



3 – Funções dos integrantes dos Comitês



Este comitê deve: