MENSAGEM FINAL I SIMPÓSIO DE MANEJO INTEGRADO DE PLANTAS DANINHAS DO SUDOESTE DO PARANÁ

A Comissão Organizadora do I Simpósio de Manejo Integrado de Plantas Daninhas do Sudoeste do Paraná, realizado entre 21 e 23 de março de 2018, em Pato Branco (PR), efetua abaixo uma breve avaliação do evento.

Para isso, foram coletadas as impressões de participantes, expositores, entidades representativas da região, durante e após a conclusão do evento.

Durante o simpósio, foram ministradas 11 palestras, por renomados pesquisadores e professores, divididas em quatro temas distintos: fundamentos do manejo integrado e aplicações; biologia molecular e novas tecnologias; impacto ambiental e resistência de plantas daninhas a herbicidas. As empresas também tiveram oportunidade de apresentar inovações e soluções de manejo. Aos 260 participantes presentes, foi oportunizada a busca de esclarecimentos e o debate dos temas por meio de mesas-redondas.

O evento também constituiu espaço para apresentação de resultados de pesquisa de trabalhos científicos elaborados por professores, pesquisadores e estudantes universitários. Foram apresentados ao todo 41 trabalhos provenientes de várias cidades, principalmente dos estados do Paraná e Santa Catarina.

Em geral, conclui-se que o I Simpósio de MIPD do Sudoeste do Paraná atingiu seus objetivos, pois constituiu importante fórum de discussão de problemas e soluções relacionados à área de plantas daninhas enfrentados pelos agricultores e agentes de assistência técnica. Os desafios para resolução dos problemas fitossanitários nas principais culturas são cada vez maiores e mais complexos e acreditamos que o I Simpósio tenha contribuído para alavancar os conhecimentos, discutindo-os com base técnico-científica.

A Comissão Organizadora do evento agradece a todas as entidades, empresas públicas e privadas, pesquisadores e estudantes, público em geral, que possibilitaram que o I Simpósio de MIPD do Sudoeste do Paraná atingisse seus objetivos.

Realização – UTFPR, UFFS, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco.

Apoiadores/Patrocinadores –

Bayer, Basf, Nufarm, Ihara, Coopertradição, Turim, Sollo Sul, SEAB PR, EMATER-PR, Sistema FAEP, Prefeitura Municipal de Pato Branco, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco, Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas.

Organização – Ceres Eventos.

 

 

Comissão Organizadora do I Simpósio de Manejo Integrado

de Plantas Daninhas do Sudoeste do Paraná